Aqui quem vós escreve é o Eduardo Costa.
Nada melhor do que começar com uma típica explicaçao de quem sou eu, mesmo ainda ciente do estágio em que me encontro de profunda descoberta.
Muitos por aí ainda me conhecem por Amir Abdul, nome que, sinceramnete, hoje aceito bem mais do que o primeiro citado.
Batismo para mim nunca fez muito sentido. Aliás... fez sim... durante anos fui à igreja aos domingos. Meu nome cristão de batismo, portanto é Eduardo. Porém o nome pelo qual sou conhecido é Amir Abdul Hasib Ali, ou simplesmente... Amir. Tanto na comunidade da religião que estudo, tanto no meu dia a dia.
Hoje foi um marco. Liguei para o contador da empresa em que trabalhava para solicitar o fechamento das minhas contas e o encerramento das minhas atividades ali desenvolvidas. E quando falei ao telefone: "Pois bem, gostaria de solicitar que enviasse a minha rescisão e todos os documentos que tenho que assinar para efetivar a minha demissão advinda de um acordo com meu antigo empregador".
Eu trabalho com esse contador há uns 8 meses. Nos conhecemos apenas por telefone. E eu sempre geri todas as entradas e saídas de funcionários daquela empresa. Sabia de cada movimentaçao. Aliás... sabíamos... eu e ele!
Ele, assim como todos ali naquele ambiente de trabalho, me conhecem simplesmente por Amir...
E pedi para que fechasse as minhas contas.
Eis que descobri que ele, o contador, não tinha a mínima noção de que o Amir era a mesma pessoa que o Eduardo.
Pois bem... talvez essa história seja apenas a primeira dessa fase que iniciou-se um tempo atrás.
Não faz muito, na verdade... mas sei que renderiam linhas e mais linhas.
O fato é que aqui estou... relatando apenas o primeiro dia dessa, que será, sem dúvida nenhuma uma grande viajem, mas antes disso, um grande momento de aprender ainda muito mais.
O enredo:
Sempre tive muita vontade de conhecer a América do Sul e suas origens. Há alguns anos venho projetando viagens que acabam nunca acontecendo por diversos motivos. Mas que agora parece que a vontade encontrou um vão entre a oportunidade e hoje, nesse exato momento dessa madrugada agradável do dia 15 de Janeiro, encontro-me com a minha passagem já em mãos e preenchidas para o primeiro destino cuja origem é Sao Paulo/SP-Brasil e destino Florianópolis/SC-Brasil.
Trajeto inicial de uma longa jornada em que eu e mais 2 amigos e uma amiga vamos enfrentar, à princípio, por uns 30 dias (um pouco menos ou um pouco mais...)
Os integrantes:
Idealizei, desta vez, algo sozinho. Mas em uma conversa inusitada com uma amiga e ex namorada (Isadora), ela demonstrou interesse em participar.
Meio que sem querer, intimei um amigo do interior de São Paulo (Saulo) a estar conosco nessa jornada... Que por sorte de um destino, aceitou o convite e hoje, nesta madrugada, dorme no chão do meu quarto, aguardando o dia amanhecer para arrumarmos as malas para partirmos na manhã desse sábado (16/01/2010).
Por um mero acaso, encontrei um outro amigo em uma lanchonete vegetariana em São Paulo, e aproveitei o ensejo para pedir-lhe o saco de dormir emprestado para a Isadora. Eis que esse meu amigo (Marcelo) disse que entraria de férias justamente no Sábado (16/01/2010) e que queria ir também!
O Percurso:
Análises de coincidências de destino à parte, o time de viagem esta bem preparado para as intempéries que podemos enfrentar nessa jornada.
Isadora, Amir, Saulo e Marcelo, esse é o grupo que seguirá junto, primeiramente aos confins do Brasil, atravessando na sequencia, para o Uruguai, ou em Guarani: Rio de Pássaros Coloridos. Depois seguindo rumo à Buenos Aires, ou Capital Federal na Argentina.
Pretendemos cruzar a Argentina por Córdoba, na Cardilheira Argentina e atravessa-la até Santiago, já os pés da Cordilheira Chilena.
Uma passada em Valparaíso, para um banho nas geladas águas do Pacífico Sul.
Um fetiche meu, talvez... mas será como um sonho antigo se realizando.
Assim talvez como seja tão fetiche querer pisar nas águas do Rio do Prata, em Colônia, no Uruguai, antes de embarcar para Buenos Aires, do lado oposto desse mesmo Rio.
Os Objetivos:
Sem dúvidas teria no mínimo uns 15.000 caracteres para descrever o que talvez me fez largar tudo em São Paulo e me jogar sul adentro para essa descoberta. Mas filosofias à parte, tenho, ou melhor... temos alguns objetivos em comum...
À princípio, temos um evento para participar, em Montevideo, no Uruguai, nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro de 2010, que é o Encuentro por la Liberacion Animal 2010.
Talvez esse seja o nosso único objetivo pautado em datas específicas. Fora esse, temos datas abertas. Sem previsão de chegada, nem de partida. E estaremos ao sabor das nossas próprias vivências.
As Caracteristicas Específicas:
Como relato acima, meu nome é Eduardo. Tenho 28 anos de idade. Sou Natural do Rio de Janeiro, mas moro em São Paulo há uns 3 anos (não me recordo ao certo, mas acredito ter sido fiel na previsão). Sou vegetariano ortodoxo, ou seja, sem ovo e sem leite! Escrevo e amo escrever. Trabalhava, conforme já relatado, em um restaurante ovo-lacto vegetariano, exercendo a função de coordenador da área administrativa/financeira.
Pedalo.
Ou melhor... respiro os meus melhores momentos ao lado, ou melhor... em cima da minha, ou melhor... das minhas bicicletas.
Tenho duas. Uma speed e uma de Free Ride.
Com a Speed já viajei bastante. Já fui e voltei algumas vezes para o Rio de Janeiro. Mas o lugar mais longe que eu fui com ela, talvez tenha sido para Belo Horizonte, em Minas.
Adoro realmente viajar.
E talvez as minhas adorações também estejam na leitura e na escrita.
Escrevo e já escrevi em muito Blogs.
Hoje escrevo alguns blogs pessoais (não! Vocês não terão acesso à eles! - risos..) e alguns políticos, que falam basicamente sobre a vida na grande Babilônia SP e sobre questões que eu ainda me proponho a defender, traçando discussões sobre Ética e Respeito à Vida.
Estou prestes a entrar na minha quarta faculdade.
Talvez esse dado tenha sido importante para você, caro leitor, me colocar em uma posição de respeito perante à academia. Porém, relaxa! É sim a minha quarta faculdade que estou pretendendo entrar. Mas nenhuma das outras anteriores foram concluídas.
Já fiz Biologia - Um período
Direito - Dois anos e meio
Jornalismo - Um ano
e Finalmente.. e espero realmente que "finalmente"... Ciências Sociais.
Na verdade, esta última ainda não obtive ainda certeza de ter passado. Prestei as provas da Fuvest 2010. Passei na primeira fase. Na segunda fase considero que fui bem no primeiro e no terceiro dias e médio no segundo dia.
Estou muito confiante nisso. Tanto que já incumbi um procurador para efetivar minha matrícula na USP. Já que eu mesmo estarei, na ocasião do resultado e da matrícula, talvez perdido em algum ponto das Cordilheiras.
Vegan Staff.org - Onde eu vou... estou representando essa organização ao qual faço parte.
Vejamos o que mais poderia ser dito...
Bom.. sobre os outros, apesar de considerá-los como irmãos e irmã... não vou escrever muito além do que se sabe sobre ambos. Apenas o necessário, ok?
Isadora: Artista Plástica. Também Vegetariana Ortodoxa. 23 anos. Articuladora do grupo Capim Capivara de teatro de bonecos.
Saulo: Formou-se no final do ano passado em Publicidade e Propaganda. 20 anos. Também Vegetariano Ortodoxo. Sem dúvidas um profundo estudioso de formas de mudanças e processos internos dos mais sinceros. Hoje ele é articulador do Projeto Extinção, um grupo que atua no intuito de desmascarar as faces da exploração humana e não humana. Já fizemos algumas ações em conjunto (Vegan Staff.org e Projeto Extinção).
Articulador também do projeto Radiola Dub, que através do som (Dub - uma espécie de reggae eletrônico - me corrijam se estiver falando alguma besteira, ok?), passam mensagens de Paz e Harmonia aos ouvintes da boa música!
Marcelo: Técnico em eletroeletrônica. Vegetariano Ortodoxo. Grande irmão meu e talvez a pessoa mais sincera que eu tenha tido a oportunidade de conhecer até hoje. Entende muito de som. Ator de teatro. Temos alguns projetos em andamento. Talvez iremos formar uma banda de hardcore que trate sobre o tema de Libertaçao Animal, assim que retornarmos dessa viajem.
Notas Finais:
Por hora, acredito que é só. Pretendo manter esse espaço atualizado com os relato de onde estamos e o que fizemos e o que vamos fazer.
Tenho ainda que relatar os projetos ao qual essa jornada esta atrelado. Coisa e assunto a ser visto nas próximas postagens.
Aviso:
Sem dúvidas existirão ao longo de todas essas postagens, erros de digitação bem pertinentes ao momento em que me encontro em liberdade de manter esse espaço como algo que eu possa ensaiar meus relatos, para então, em um futuro distante ou não, elaborar outras formas de viabilizar as experiências aqui relatadas de outras formas... como livros, zines, documentários... enfim. Peço, portanto, desculpas sinceras aos admiradores da nossa lingua portuguesa por tais erros. Entendam que alguns podem ser fruto da falta de tempo mesmo... da digitaçao em lugares não convencionais, das intempéries ambientais (frio/calor).. do sono, ou até mesmo de falhas de conhecimento minhas mesmo.
(Cá entre nós, vocês irão reparar muitas falhas na digitação de acentos ortográficos advinda da minha ainda falta de prática com o teclado do LapTop...)
Endereços Citados nesta primeira postagem:
www.veganstaff.org
www.projetoextincao.blogspot.com.br
www.capimcapivara.blogspot.com.br
Contatos:
Amir Abdul Hasib Ali, ou.. Eduardo Costa
shiaabdulhak@gmail.com.br
Te mandei um email mano.
ResponderExcluirdá uma conferida.